Em 24 de setembro de 2009, ocorreu a entrega de mais trinta e cinco (35) Certificados de Participação do Programa Educacional de Resistência as Drogas -PROERD voltado aos Pais, com o propósito de Capacitar os Pais a ajudarem seus filhos a fazerem escolhas positivas.
Participaram da solenidade de entrega os Professores da E. E. LauristonSouza e aos Membros da Associação dos Moradores do Bairro Estudantil .
Parabéns Professores aprendemos muito juntos durante as aulas!
Parabéns moradores do bairro Estudantil!
A Solenidade de entrega dos Certificados de Participação do Curso Proerd para Pais ocorreu no auditório da E.E. Lauriston Souza.
Composição da mesa de honra:
Inspetora de ensino Sra. Susete Machado Comandante da 4 CIA IND Cap.Arnaldo Pereira Junior Diretora da E.E Lariston Souza SimaraAp. Hostalácio Augusto e o Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Estudantil Luis Tadeu Marcelo.
Contamos ainda com o Mestre de Cerimônias e colaborador PROERD Aluísio Umberto.
Palavras do Cap. Arnaldo que agradece a todos os participantes por terem concluido o Progama junto ao Instrutor Proerd. Sra. Susete também agradece a parceria da Polícia Militar feita junto a comunidade escolar.
Parabéns Professores: Alfredo, Ana Maria, Leonel, Adriana, Antonio, Iladir, Crislayne, Isolina e Léia.
Parabéns Professores: Maria Cristina, Maria Ines, Neide Maria, Rubens, Thelma e Valéria
Parabéns Moradores do Bairro Estudantil: Dinovan, Darci, Edmundo, Marcos Antonio, Keli, Maria e Elite.
Destaque especial a Professora Léia que proferiu o Juramento acompanhado pelos demais formandos.
AO CONCLUIR O CURSO DO PROERD, PROMETO.
CUMPRIR MEUS DEVERES DE CIDADÃO,
HONRAR MINHA FAMÍLIA,
NÃO ESQUECENDO DOS ENSINAMENTOS RECEBIDOS,
DO RESPEITO A DEUS E AO PRÓXIMO,
E “DE MANTER SEMPRE MEUS FILHOS LONGE DAS DROGAS E DA VIOLÊNCIA”.
VIVA O PROERD!!!
Representando a Associação dos Moradores o Sgt. Marcos Antonio fez a entrega de uma placa em agradecimento ao Instrutor do ProedSd. Pinheiro.
Ao lado estão o Mestre de Cerimônias e jornalista AluisioUmberto e Sgt. Torres que são colaboradores do Proerd em Frutal; os nossos agradecimentos.
No dia 27 de setembro de 2009, a 4ª CiaPMInd, em parceria com a Prefeitura Municipal de Frutal, Secretária Municipal de Agricultura e Pecuária, Secretaria de Promoção Humana, Secretaria Municipal de Saúde, Sindicado Rural de Frutal, Banco do Brasil, SEBRAE/MG, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil, realizaram na Comunidade Rural da Quineira, na zona rural do município de Frutal o evento denominado “Cidadania no Campo”.
Estiveram presentes os Instrutores do PROERDCbEdinéia e Sd Pinheiro; realizando um bate papo com os moradores locais acerca dos riscos e malefícios do álcool, cigarro, maconha, cocaína e crak. Algumas das informações transmitidas foram:
Cigarro
O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão. Os outros tipos de câncer relacionados com o uso do cigarro são: câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero. Aneurismas arteriais; úlceras do trato digestivo; infecções respiratórias...
O porquê de não fumar:
Fumantes têm 50% a mais de chances de terem infarto que os não fumantes;
Fumantes têm 5 vezes mais chances de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar que os não fumantes;
Dependendo do grau de enfisema pulmonar, mesmo que o indivíduo suspenda o uso do cigarro se torna irreversível o processo (largar o quanto antes... os alvéolos uma vez danificados nunca se regeneram!);
Álcool
Os efeitos do álcool no organismo variam de acordo com o tipo de bebida ingerida, organismo do consumidor e constância de consumo. Os efeitos são os mais variados, desde um simples mal-estar até a falência múltipla dos órgãos e morte. A mistura de bebidas - fermentadas com destiladas - contribui para potencializar os efeitos do álcool.
O consumo do álcool causa, em um primeiro momento, euforia, desinibição e sociabilidade. Conforme aumenta a dose, os efeitos passam ser mais depressivos, causando falta de coordenação motora, diminuição sensitiva, descontrole, sono e até uma espécie de coma, denominado coma alcoólico. O álcool pode deixar também o consumidor com o rosto vermelho, causar dor de cabeça, dificuldade de falar e mal-estar seguido de vômito.
O consumo contínuo de álcool traz conseqüências graves, como doenças em todos os órgãos do corpo humano, em especial o estômago, o fígado, o coração e o cérebro.
Um dos grandes problemas, dentre os muitos causados pelo álcool, é a combinação bebida - direção. Por afetarconsideravelmente a coordenação motora e o tempo de reação do alcoolizado, muitos acidentes fatais ocorrem devido ao motorista estar sob o efeito do álcool. Dirigir sob efeito de álcool é proibido por lei no Brasil .
Maconha
Principais efeitos
Os efeitos físicos mais freqüentes são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobem de 60 - 80 por minuto para 120 - 140 batidas por minuto).
Com o uso contínuo, alguns órgãos como o pulmão passam a ser afetados mais seriamente pela maconha. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão, presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão.
Os efeitos psíquicos são os mais variados, sendo que a sua manifestação depende do organismo e das características da erva consumida. As sensações mais comuns são um bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir. Pode-se sentir angústia, desespero, pânico e letargia. Ocorre ainda uma perda da noção do tempo e espaço além de um prejuízo na memória e latente falta de atenção.
Em um longo prazo, o consumo de maconha pode reduzir a capacidade de aprendizado e memorização além de passar a apresentar uma falta de motivação para desempenhar as tarefas mais simples do cotidiano.
Cocaína
Efeitos
Os efeitos da cocaína no corpo do ser humano depende das características da droga que está sendo consumida já que, como em seu processo de refino são misturados diversos produtos como cimento, pó de vidro e talco, a droga perde em pureza ficando mais ou menos poderosa.
Euforia, excitação, sensação de onipotência, falta de apetite, insônia e aumento ilusório de energia são as primeiras sensações que o consumidor de cocaína tem.
O consumo de cocaína traz sérios danos ao organismo do usuário. Os problemas começam nas vias de entrada da droga, como a necrose (morte dos tecidos) da mucosa nasal ou das veias, dependendo da forma como é consumida. A quinina, uma substância que pode estar misturada à cocaína, pode levar à cegueira irreversível. Infecção sangüínea, pulmonar e coronária também estão na lista de conseqüências do uso contínuo da cocaína.
Crak
Princípio ativo
O crack é uma mistura de cocaína em forma de pasta não refinada com bicarbonato de sódio. Esta droga se apresenta na forma de pequenas pedras e pode ser até cinco vezes mais potente do que a cocaína.
Sua principal forma de consumo é a inalação da fumaça produzida pela queima da pedra. É necessário o auxílio de algum objeto como um cachimbo para consumir a droga, muitos desses feitos artesanalmente com o auxílio de latas, pequenas garrafas plásticas e canudos ou canetas. Os pulmões conseguem absorver quase 100% do crack inalado.
Efeitos
Os primeiros efeitos do crack são uma euforia plena que desaparece repentinamente depois de um curto espaço de tempo, sendo seguida por uma grande e profunda depressão. Por causa da rapidez do efeito, o usuário consome novas doses para voltar a sentir uma nova euforia e sair do estado depressivo.
O crack também provoca hiperatividade, insônia, perda da sensação de cansaço, perda de apetite e conseqüente perda de peso e desnutrição. Com o tempo e uso constante da droga, aparecem um cansaço intenso, uma forte depressão e desinteresse sexual.
Os usuários de crack apresentam um comportamento violento, são facilmente irritáveis. Tremores, paranóia e desconfiança também são causados pela droga. Normalmente, os usuários têm os lábios, a língua e a garganta queimados por causa da forma de consumo da substância. Apresentam também problemas no sistema respiratório como congestão nasal, tosse, expectoração de muco preto e sérios danos nos pulmões.
O uso mais contínuo da droga pode causar ataque cardíaco e derrame cerebral graças a um considerável aumento da pressão arterial. Contrações no peito seguidas de convulsões e coma também são causadas pelo consumo excessivo da droga.
Para a alegria de todos e principalmente da garotada estiveram presentes os Policiais Integrantes do Canil do 4ºBPM/Uberaba. As apresentações demonstraram grande profissionalismo, dedicação e respeito aos animais.
Policiais altamente capacitados juntos aos seus cães demonstraram concentração, obediência e agilidade.
Demonstração de desarmamento de um suspeito com arma na cintura; contamos com a participação do Dr. José Plinio dos Reis como voluntário.
A transposição de obatáculos mostrou a grande capacidade técnica e coragem dos cães.
Sempre prontos para a Atividade Policial. No desempenho de suas atividades aguardam um simples comando do Policial para o ataque caso haja reação por parte do suspeito.
No mês de agosto foram entregues os Certificados de Participação aos alunos que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas para adolescentes, juntamente com a Feira Multidisciplinar da E. M. Joaquim Barroso.
Vocês estiveram ótimos parabéns, deram um show.
O Comandante da 4ª Cia.Ind. Cap. Arnaldo Pereira Júnior e o Secretário de Educação de Frutal Prof. José Luis de Paula e Silva fizeram a entrega dos Certificados Proerd aos alunos.
Os alunos fazem o juramento:
“EU, ALUNO PROERD, PROMETO
CUMPRIR MEUS DEVERES DE CIDADÃO,
HONRAR MEUS PAIS, PROFESSORES E MINHA ESCOLA,
NÃO ESQUECENDO DOS ENSINAMENTOS RECEBIDOS,
E SEMPRE RESISTIR ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA”.
VIVA O PROERD!!!
Alunos apresentaram aos visitantes parte do que aprenderam durante o Proerd para adolescente como:
As funções do cérebro;
Os efeitos das substâncias psicotrópicas sobre o desenvolvimento do cérebro e sobre o comportamento.
As conseqüências pessoais, sociais e legais do uso de cigarro, álcool, cocaína; inalantes e maconha.
V Feira Multidisciplinar – 6º ao 9ºano
Artes –Educadora: Aparecida Lourdes da S. Rocha
Tema: Artesanato
Ciências – Educadora: Patrícia Galina
Experimentos:
6º ano: Ar comprimido – Eletricidade estática – Vai e volta – Tensão superficial
7º ano: Carrinho de ar – Foguete de ar – Modelo de célula procarionte – Modelo dos tipos de bactérias – Decomposição da água – Furando a batata com canudo – Vulcão de água
8º ano: Derretendo o isopor – Modelo do coração-Resistência de um balão – Gripe Influenza (H1N1)
9º ano: Refração – PROERD – Campainha
Educação Física – Educadora: Izabel Cristina de M. Vieira
Tema:Apresentação Musical - PROERD
Ensino Religioso – Educadora: Zélia Aparecida de Rezende
Tema: Atitudes que constroem PAZ
Geografia – Educadora : Denize Freitas da Silva
Tema: Sustentabilidade: a busca do equilíbrio
História – Educadora : Denize Freitas da Silva
Temas:
6º, 7º e 8º anos – Viagem à Evolução Humana
9º ano – Índia, sociedade de Castas: suas origens e determinações.
Língua Inglesa – Educadora: Heliane Ferreira Machado
Temas:
6º ano – Cores
7º ano – Profissões
8º ano – Ferramentas, objetos e provérbios
9º ano – Bandeiras: alguns países que falam a Língua Inglesa
Língua Portuguesa – Educadora: Camila Renata Queiroz de A. Silva
Tema: Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
7º ano: Tobogã (Números inteiros) - Figuras Planas e não-planas
8º ano: Demonstração do Π (Pi)- Raio e Diâmetro- Galeria deMatemáticos Famosos
9º ano – Trabalhando com triângulo - Medindo a energia elétrica (consumo de alguns eletrodomésticos)
Técnicas Agrícolas – Educadora: Maria Luiza Souza e Silva
Tema: “o HOMEM É O CAMPO” (pesquisa de campo: preço de produtos da cesta básica – da colheita até o consumidor)
6º ano: Histórias de mudança de vida – Tomate, cebola, cenoura – Investigando a origem dos produtos.
7º ano: Efeitos da erosão no solo – Arroz, feijão, óleo, batata
8º ano: Agrotóxicos e EPI - soja, milho e café
9º ano: Leite, derivados do leite, ovos, carne bovina, suína e de frango.
PROERD – Formatura dos alunos do 6º, 7º e 8º anos.
PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Educadoras: Cibele Martins da Silva Pereira
Kely Cristina Maria da Silva
Onelina Neide Faria Frascari
Temas: Artesanato e Literatura Infantil
Equipe de apoio:
Mariluz Botelho Dias Leali - Diretora
Cléia Márcia dos Santos Freitas - Supervisora
Caros alunos durante estes três meses juntos, aprendemos muitas Lições vamos relembrar alguns conceitos.
Aprendemos sobre conhecimentos de comunicação interpessoal básica (ouvir,usar mensagens claras e diretas, usar afirmações contendo “Eu”).
Aprendemos sobre os efeitos das substâncias psicotrópicas sobre o desenvolvimento do cérebro e sobre o comportamento.
Falamos como são as conseqüências pessoais, sociais e legais do uso de cigarro, álcool, inalantes e maconha.
Discutimos sobre pressões internas e externas (incluindo a mídia) para usar substâncias psicotrópicas.
Aprendemos sobre crenças comuns (a crença de que a maioria usa; fatos sobre o uso).
Aprendemos como são as habilidades de solução de problemas e tomada de decisão. E falamos ainda sobre estratégias de recusa e comportamento assertivo e confiante.
Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos!
Os nossos agradecimentos ao Comandante Cap. Arnaldo Pereira Júnior e a direção da E. M. Joaquim Barroso, Senhoras Cléia supervisora e Mariluzdiretora pela toda atenção e dedicação junto ao PROERD neste semestre.
No último dia de aula a Direção da Escola juntamente com Professores e alunos prestaram uma homenagem aos Instrutores.
Queridos alunos, Professores e a Direção da E. M. Joaquim Barroso somos muito gratos por todo carinho e dedicação junto ao Proerd.
Os alunos e Professores estão de parabéns pois as aulas foram ótimas, esperamos que nossos jovens coloquem em prática os conhecimentos obtidos para que possam ser pessoas melhores e que Invistam em suas Próprias Vidas.